Objetivo do curso

As novas (e antigas) problemáticas relacionadas com a sustentabilidade e a qualidade de vida nas cidades demandam de forma crescente e até mesmo emergencial a necessidade de especialistas com uma formação específica na área do Planejamento Territorial Sustentável e Projeto Urbano Ecológico.

O curso prepara o aluno para atuar no espaço do território, desenvolvendo estudos e propondo planos, programas e projetos que sejam instrumentos de ordenamento territorial gerando impactos positivos relevantes na transformação das relações de uso, ocupação e acesso ao ambiente urbano como um todo. 

A base teórica associada à prática, utilizando-se de estudos de caso em recortes espaciais reais, permitirá o desenvolvimento de metodologias de análise e de síntese das dinâmicas urbanas implicadas no ordenamento de determinado recorte territorial. Tal aplicabilidade se dá na elaboração de instrumentos reguladores e indutores da ocupação, como planos diretores e leis complementares afins, instrumentos de gestão e propostas de intervenção físicas no espaço urbano ou rural, cujo foco deve ser o enfrentamento das desigualdades e dos problemas decorrentes do desequilíbrio no uso do solo. 

Para quem se destina?

Profissionais graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Engenharia (Civil, Ambiental), Gestão Ambiental, Agronomia, Biologia, Serviço Social, Administração, Economia, Direito. Geografia, Serviço Social, Biologia, e outros profissionais afins ao tema.

Programa

Módulo I - Planejamento territorial sustentável

História e Teoria do Planejamento Regional; Políticas e Instrumentos de Ordenamento do Território – Planos Diretores e Setoriais; Planejamento Ambiental / Hidrologia – Áreas Urbanas e Rurais; Análise e Caracterização da Paisagem; Tendências, Riscos e Incertezas de um Mundo em Transformação; Tecnologia Aplicada ao Planejamento – Sistemas de Informação Geográfica; Economia e Dinâmica Urbana; Ateliê I.

Módulo II - Projeto urbano ecológico

Projeto urbano: teoria e crítica contemporânea; Projeto Urbano: tipos, escalas e faseamentos; Desenho Urbano Ecológico I: princípios da ecologia e serviços ecossistêmicos; Desenho Urbano Ecológico II: Impactos da urbanização e soluções baseadas na natureza; Adaptação aos Impactos da Crise Climática e Desastres Ambientais; Ferramentas de Participação: Projeto urbano colaborativo; Tecnologia Aplicada ao Projeto Urbano: Simulação de cenários; Expressão gráfica e comunicação; Ateliê II.

Módulo III - Projeto/Monografia Final

Seminários (reuniões com toda turma sobre os diferentes projetos); Metodologia de Pesquisa Científica; Orientações.

QUANDO ACONTECE?

Frequência: Quinzenal Sábados – 8h às 12h e 13h às 17h

INVESTIMENTO

Mensalidades em até 18X De R$499,00 por R$399,00 Descontos especiais para egressos

Saiba Mais!

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!